Acupuntura

A acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa que consiste em introduzir finas agulhas de aço inoxidável na pele, com a finalidade de estimular pontos específicos relacionados a cada órgão do corpo.

Essa estimulação ocorre através de trajetos de energia que percorrem o corpo, chamados de Meridianos. Com a estimulação dos pontos, a energia que está bloqueada nos meridianos se espalha, tratando a queixa da dor e reequilibrando o funcionamento do corpo como um todo. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, quando há um desequilíbrio energético no organismo, humano ou animal, desencadeiam-se as mais diversas patologias.

A acupuntura veterinária está tendo uma grande aceitação tanto pela comunidade médica como veterinária, por ser uma das técnicas terapêuticas complementares ao tratamento alopático convencional.

A Medicina Veterinária Integrativa consiste em utilizar todos os recursos disponíveis na medicina convencional, complementando com métodos terapêuticos não convencionais, colocando sempre o paciente em primeiro lugar, analisando individualmente suas necessidades.

OBJETIVOS:
Restaurar o equilíbrio do organismo, visando minimizar o desequilíbrio provocado pela doença. Pode ser utilizada como tratamento específico ou complementar. Assim, mesmo que o paciente necessite de medicamentos alopáticos ou não, será beneficiado com as aplicações.

INDICAÇÕES:
• Dores no Geral:
Desde dores relacionadas a problemas ortopédicos ou viscerais como dores provocadas por Câncer assim como minimizando efeitos colaterais de tratamentos como quimioterapia e radioterapia.
• Alterações Hormonais:
Quase todo o sistema endócrino pode ser influenciado pela acupuntura, incluindo algumas funções do hipotálamo, hipófise, tireoide, paratireoide e adrenais. Também é possível regular os níveis de açúcar no sangue (glicemia).
• Músculo- Esquelético:
Artrites, Osteoartrites, Artroses, Displasia Coxo-Femoral e de Cotovelo, Doenças Degenerativas, Afecções de Coluna Vertebral (hérnia de disco, calcificação de disco, diminuição de espaço intervertebral, patologias degenerativas, traumas).
• Problemas Reprodutivos:
Anestro, Metrite, Distocia, Retenção de placenta, Agalactia, Mastite e Infertilidade, Impotência, Orquite, Epididimite, Libido.
• Neurologia / Psicologia:
Cinomose, epilepsia, EPM (encefalomielite protozoária equina), AVC, etc. e alguns problemas comportamentais respondem bem a tratamentos com acupuntura.
• Doenças Crônicas:
Insuficiência Renal, Alterações Cardíacas, Gastrites, Bronquites.
• Dermatologia:
Patologias dérmicas crônicas de difícil cura.
• Performance:
A acupuntura vem sendo utilizada para a melhora da performance em cães e cavalos. Nota-se um aumento no vigor e na vitalidade, além de se observar que o animal aparenta um bem-estar notável.

QUANDO NÃO SE DEVE APLICAR ACUPUNTURA:
• Após alimentação intensa;
• Depois do exercício ou sobre um animal cansado;
• Paciente recentemente banhado ou que será banhado logo após a sessão;
• Sobre cães gestantes.
• Quando o animal não pode ser contido convenientemente e não pode ser observado com tranquilidade durante o ínterim do processamento.

SESSÕES:
Os animais aceitam bem a colocação das agulhas, pois não existe o conceito pré-determinado de “agulha é sinônimo de injeção” que existe na mente dos humanos.
As sessões duram de 15 a 45 minutos onde podem ser empregadas diferentes técnicas desde agulhas secas, eletroacupuntura, moxabustão, acuinjeção, implante de ouro, entre outras.
A duração do tratamento varia de acordo com a complexidade da doença apresentada e a receptividade do animal.

ACUP

ACUPUNTURA_site