Eletroestimulação

Terapia que utiliza a corrente elétrica para fins terapêuticos, a fim de recuperar a capacidade funcional de variados tecidos do organismo. Em suas diversas modalidades, é amplamente aplicada no tratamento de vários distúrbios.

- TENS: Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea é o método de estimulação dos nervos periféricos através de eletrodos acoplados à pele. Por ser uma corrente analgésica, atua nos sistemas modulares da dor, aumentando a tolerância à dor, causando analgesia. Indicações: Artrose; Fibromialgia; Analgesia da dor.

- FES: Estimulação elétrica funcional. Modalidade de tratamento que utiliza a corrente elétrica para provocar a contração de músculos paralisados ou enfraquecidos decorrentes de lesão do neurônio motor superior, como derrames, traumas raqui-medulares ou crânios encefálicos, paralisia cerebral, entre outros. Esta corrente elétrica é específica de tal forma que possibilita a contração muscular funcional. Indicações: Facilitação neuromuscular; Substituição órtica; Controle da Espasticidade; Paraplegias, paraparesias (Hemiplegias, lesão medular, etc.); Esclerose múltipla; Hipotrofia por desuso; Paralisia cerebral.

ELETROESTIMULAÇÃO